InternetSoluções Digitais

Saiba o que é Google RCS

Considerado a evolução nativa do arcaico SMS, o RCS (Rich Communication Services), é semelhante a um WhatsApp para empresas, que irá vincular algumas operadoras ao redor do mundo sem custos de envio para o usuário, podendo ser comparado ao iMessage, utilizado atualmente pela Apple. Pouco a pouco este serviço vem ampliando sua disponibilidade ao redor do mundo, quer seja por meio de cooperação com as operadoras (caso dos Estados Unidos e Brasil) ou com serviços independentes em países como o Reino Unido e França. Aqui no Brasil, foi necessário organizar com as operadoras a disponibilidade deste novo serviço uma vez que algumas operadoras já utilizavam esta função.

Agora, o grupo de empresas que suportam o RCS foi ampliado e a Claro passará a oferecer este serviço aos seus clientes. Embora sua interatividade seja como a do WhatsApp, o RCS possui todas as vantagens do SMS tradicional. Isto é, prosseguirá sendo um canal de baixo custo para as operadoras, uma vez que o disparo não passa de centavos e segue com a mesma garantia de entrega ao destinatário, pois o recebimento da mensagem não depende do cliente ter créditos.

Mas como vai funcionar o RCS?

Através do RCS será possível criar bate-papos em grupos, verificar quando alguém está digitando uma resposta, verificar se o destinatário leu a mensagem e inclusive compartilhar fotos de qualidade e vídeos de alta resolução com até 10Mb. Sem contar que ele tem suporte para emojis e jogos também. E não para por aí, com o RCS não há mais o limite de 160 caracteres por mensagem, não sendo mais necessário ter um novo aplicativo para aproveitar as facilidades desta nova ferramenta. Para os empreendimentos que desejam melhorar a experiência de comunicação via SMS, o Rich Communication Service permitirá incluir:

  • A marca da empresa – adicionando logos e cores;
    • Reconhecimento de remetente – garantindo que a mensagem está realmente vindo daquela empresa, evitando cibercriminosos e outros ataques;
    • Multimídia – a mensagem poderá ser enriquecida com imagens, vídeos e gifs;
    • QR Code – será possível encaminhar os usuários para outras páginas e conteúdos;
    • Sugestões de ações – com botões com URL, calendários ou discador e mapas, as mensagens ficarão mais afirmativas;
    • Sugestões de respostas – ações com respostas pré-personalizadas que ajudarão na interação com o usuário.

Por que RCS será bom para a sua empresa?!

Com relação ao alcance de uma campanha ou da comunicação efetiva feita via RCS, será possível metrificar os resultados por meio de relatórios da própria ferramenta, mensurar números reais sobre mensagens enviadas, lidas e respondidas pelos usuários. Por fim, já podemos ter uma noção do quanto o RCS será um ótimo serviço para a comunicação entre marcas e consumidores. Pois, além de todos os seus upgrades, ele “ganhará” muitas qualidades do SMS, sendo um mercado significativo de usuários deste  tipo de comunicação: onde até 2018 foi estimado o envio de 2,19 trilhões de mensagens de texto, que somaram cerca de US$ 50 bilhões em receitas.

E aí? O que você achou dessa novidade?! Conte para nós aqui nos comentários. A Netcomm está sempre buscando a mais alta tecnologia para os nossos clientes, contate já um de nossos especialistas e saiba como usar essa ferramenta para otimizar ainda mais a comunicação da sua empresa! Vem pra Netcomm!

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

More in:Internet

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *