Roubaram o telefone empresarial? Saiba o que fazer!
Uma das facilidades de ter o telefone empresarial é poder concentrar em um local separado, todas as suas informações e contatos relacionados ao trabalho, mas quando temos um telefone da empresa, sempre corremos o risco de sofrer algum dano, como o furto.
Ter o telefone furtado, infelizmente é uma situação comum e por isso, é válido tomar alguns cuidados para que as suas informações empresariais não corram qualquer tipo de risco.
Meu celular corporativo foi roubado e agora?
A primeira atitude que você pode tomar é registrar o roubo, através de um Boletim de Ocorrência. Com o número do IMEI, do aparelho, você pode registrar e acionar a operadora para que aconteça o bloqueio do telefone.
Mantenha o seu inventário atualizado
É muito importante que o gestor da empresa tenha as informações registradas e atualizadas, de cada aparelho.
Lembre-se de guardar todos os documentos dos telefones empresariais, para ter acesso aos dados necessários, se passar por este tipo de situação.
Seja ágil!
Tente realizar todos os bloqueios possíveis de forma imediata ou assim que perceber o furto. Você também poderá bloquear o dispositivo móvel imediatamente, caso possua uma plataforma MDM.
Verifique suas senhas
Caso você se sinta ameaçado por algum motivo ou alguma informação que está disponível no aparelho, realize uma atualização de senhas para que não exista nenhum risco de suas informações serem violadas.
Vale reforçar que todas as atividades listadas acima são para a segurança das suas informações e dados. Infelizmente, é pouco provável que isto trará o aparelho de volta, mas você terá a certeza que o celular estará bloqueado, irá proteger a sua conta de telefonia de ligações feitas por terceiros e irá dificultar um pouco a vida de quem está com o aparelho em mãos.
Reforce medidas de segurança com a sua equipe
É importante que todos entendam os riscos de viver com um celular corporativo. Você pode deixar algumas diretrizes para a equipe, como:
- Estar com o celular apenas no horário de trabalho, se for sair para uma festa, por exemplo, deixe o aparelho em casa;
- Cuide para que o celular esteja sempre bem guardado, não deixe em cima de mesas e balcões para não correr qualquer risco;
É importante que todas as pessoas tenham comportamentos que contribuam com a própria segurança, como um todo!