Planejamento comercial, por onde começar?
Depois de passar por um ano extremamente difícil e turbulento, com novas readaptações no mercado e a chegada do Home Office. A sensação de imprevisibilidade tomou conta dos empresários, e isso é normal, mas de qualquer forma, quem possui um negócio, precisa se preparar para todas as situações.
Com o fim do ano se aproximando, os empreendedores não possuem mais saída. É hora de se planejar e nós temos algumas dicas para te ajudar neste processo!
O seu planejamento pode ser dividido em algumas etapas:
- Definição de objetivos;
- Definição de estratégias;
- Definição de táticas;
- Operação comercial;
- Métodos de controle e manutenção.
Quando você divide uma grande tarefa, em pequenas tarefas, tudo fica mais fácil!
Assim, você pode contar com a ajuda da sua equipe (se for o caso), para que cada setor te ajude com as informações necessárias para dar andamento em casa “fatia” do seu planejamento.
Por onde começar?
Agora que você já possui o seu planejamento dividido em pequenas tarefas, você pode começar com o histórico da empresa. O histórico da empresa vai te ajudar a entender o que você fez até agora, como você chegou no cenário atual.
Essas informações são super importantes para que você consiga entender o que fez de errado, o que deve ajustar e o que deve dar mais atenção para ganhar força.
O planejamento também deve ser realizado com mais pessoas. Isso é fundamental para que você tenha mais de um ponto de vista na hora de montar o planejamento e não deixe passar nenhum detalhe. Quanto mais pessoas pensando no futuro da empresa, melhor. Mas lembre-se de trazer pessoas estratégicas para planejar com você. É preciso ter pessoas que tenham conhecimento do histórico da marca, informações sobre o cenário do negócio e visão para pensar sobre o futuro.
Confira algumas dicas para colocar a mão na massa:
- Reúna um grupo de 5 pessoas que são estratégicas para a evolução da empresa.
- Faça a divisão das tarefas e dê um prazo específico para cada etapa, é importante que todos os prazos estejam em dia.
- Faça reuniões semanais para alinhamentos e ajustes.
- Na semana final, reúna todo o grupo envolvido para uma apresentação geral do planejamento e peça feedbacks de todos. Leve em consideração todas as dúvidas e questionamentos.
Agora sim, com as tarefas divididas e com a atuação da sua equipe, sem dúvidas você começará o ano com mais organização e planejamento! Lembre-se que o planejamento pode sair dos trilhos, imprevistos fazem parte, mas é sempre bom ter um plano embaixo do braço!