Sem Categoria

Planejamento comercial, por onde começar?

Depois de passar por um ano extremamente difícil e turbulento, com novas readaptações no mercado e a chegada do Home Office. A sensação de imprevisibilidade tomou conta dos empresários, e isso é normal, mas de qualquer forma, quem possui um negócio, precisa se preparar para todas as situações. 

Com o fim do ano se aproximando, os empreendedores não possuem mais saída. É hora de se planejar e nós temos algumas dicas para te ajudar neste processo! 

O seu planejamento pode ser dividido em algumas etapas: 

  • Definição de objetivos;
  • Definição de estratégias;
  • Definição de táticas;
  • Operação comercial;
  • Métodos de controle e manutenção.

Quando você divide uma grande tarefa, em pequenas tarefas, tudo fica mais fácil! 

Assim, você pode contar com a ajuda da sua equipe (se for o caso), para que cada setor te ajude com as informações necessárias para dar andamento em casa “fatia” do seu planejamento. 

Por onde começar?

Agora que você já possui o seu planejamento dividido em pequenas tarefas, você pode começar com o histórico da empresa. O histórico da empresa vai te ajudar a entender o que você fez até agora, como você chegou no cenário atual. 

Essas informações são super importantes para que você consiga entender o que fez de errado, o que deve ajustar e o que deve dar mais atenção para ganhar força. 

O planejamento também deve ser realizado com mais pessoas. Isso é fundamental para que você tenha mais de um ponto de vista na hora de montar o planejamento e não deixe passar nenhum detalhe. Quanto mais pessoas pensando no futuro da empresa, melhor. Mas lembre-se de trazer pessoas estratégicas para planejar com você. É preciso ter pessoas que tenham conhecimento do histórico da marca, informações sobre o cenário do negócio e visão para pensar sobre o futuro.  

Confira algumas dicas para colocar a mão na massa:

  1. Reúna um grupo de 5 pessoas que são estratégicas para a evolução da empresa.
  2. Faça a divisão das tarefas e dê um prazo específico para cada etapa, é importante que todos os prazos estejam em dia. 
  3. Faça reuniões semanais para alinhamentos e ajustes. 
  4. Na semana final, reúna todo o grupo envolvido para uma apresentação geral do planejamento e peça feedbacks de todos. Leve em consideração todas as dúvidas e questionamentos.

Agora sim, com as tarefas divididas e com a atuação da sua equipe, sem dúvidas você começará o ano com mais organização e planejamento! Lembre-se que o planejamento pode sair dos trilhos, imprevistos fazem parte, mas é sempre bom ter um plano embaixo do braço!

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *