Os problemas comuns que podem prejudicar sua internet
Muitas vezes estamos usando a internet e sentimos uma diferença na qualidade da mesma. Sabemos que a velocidade da internet é fundamental para que tenhamos uma experiência de qualidade e alguns fatores podem estar prejudicando a sua, sem você saber.
Separamos abaixo, uma lista para você analisar e revisar, antes de colocar a culpa na sua internet de fato. Vamos lá!
- Recursos do seu computador
Escolha navegadores mais leves e instale apenas os plugins ou as extensões exigidas. Quando não for mais usá-los, remova-os, pois ao serem abertos com suas extensões, acabam ficando disponíveis em segundo plano e consumindo recursos.
Muitas vezes, você acaba achando que a internet ficou mais lenta, mas na verdade é o seu computador que não está sendo capaz de alocar recursos para realizar as atividades designadas.
- Alcance do Wi-fi
Já pensou que a sua internet pode estar com um alcance ruim?
Os roteadores mais tradicionais apresentam um alcance de 300 metros, aproximadamente. O distanciamento é bem menor na prática, uma vez que o sinal é reduzido de um local para outro por conta das paredes do seu espaço. Uma forma de resolver isso é investindo em um repetidor de sinal. Esse recurso vai aumentar o alcance da sua rede Wi-Fi e pode, por exemplo, ser suficiente para acabar ou reduzir os problemas com a internet lenta.
- Vírus
Você realiza muitos downloads de arquivos utilizando a sua internet? Vídeos, aplicativos ou programas? Este hábito pode acabar colocando algum vírus no seu dispositivo e isso faz com que a sua experiência seja prejudicada, além de colocar em risco o seu computador ou demais dispositivos que sejam utilizados com este objetivo.
Mitos e verdades sobre fibra óptica
- Uso do sinal compartilhado
Você divide a internet com quantas pessoas na sua casa?
Quando se mora em família ou com colegas de quarto, certamente há o compartilhamento de internet. Quanto mais pessoas estiverem utilizando a mesma banda, porém, menor será a velocidade da conexão.
Alguns serviços de internet acabam exigindo uma grande quantidade de dados. O streaming de vídeo e os downloads de arquivos, por exemplo, podem influenciar bastante na velocidade.
Outra questão a ser analisada é se o Bluetooth está ativado. Assim, caso você não esteja utilizando a função, certifique-se de desativá-la. Além de gastar mais bateria, essa tecnologia pode causar interferências no roteador quando é antiga.
Como vimos, existem diversos motivos para a sua internet estar com a velocidade prejudicada. O ideal é que você sempre verifique o que pode ter acontecido, converse com os familiares sobre a utilização e verifique seus dispositivos, como: localização do modem, localização e utilização dos desktops, entre outros.