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Comunicação interna em tempos de Home Office

Estamos vivendo um período desafiador, principalmente quando falamos de gestão. 2020 trouxe uma grande quantidade de mudança para nossas rotinas e o trabalho remoto foi uma delas. 

O trabalho remoto já estava ganhando seu espaço no Brasil há um tempo .Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) sobre as Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2012-2018, houve um crescimento significativo de pessoas trabalhando em casa em no país. Entre 2016 e 2017, o aumento foi de 16,2%, já entre 2017 e 2018 a expansão chegou a atingir 21,1%.

O trabalho remoto pode apresentar diversos benefícios para a empresa e seus colaboradores, mas também é um modelo que exige adaptação, planejamento e muita organização. 

Qual é a importância da Comunicação Interna para as empresas, no trabalho remoto? 

A função da Comunicação Interna, muitas vezes estará atrelada ao papel de manter viva a cultura da empresa. Pense no cenário: todas as pessoas da sua equipe estão trabalhando em casa, sem o convívio diário, com uma rotina diferente e assim como você, elas também estão em um processo adaptativo. 

Por isso, ter uma pessoa que mantenha viva a cultura da empresa, seus princípios, valores, objetivos, é extremamente importante para manter a equipe unida (mesmo à distância). Afinal, nunca foi tão importante se sentir parte de um grupo. A solidão do trabalho remoto é prejudicial e pode ser ainda mais complicado em momento de distanciamento social. 

Quais são os benefícios da Comunicação Interna? 

Comunicação Efetiva 

Ter uma comunicação efetiva e bem organizada é extremamente importante e quando se trata de uma empresa no modelo home office, a importância é ainda maior. O trabalho remoto pode causar muitos ruídos organizacionais e você precisa se prevenir. Vale lembrar que este processo pode ser diferente para cada empresa, de acordo com o número de funcionários e estrutura.  O cenário ideal é ter ao menos um profissional que seja responsável pela Comunicação Interna da sua empresa. 

Empatia e união 

Principalmente em momentos de crise, a empresa precisa ter um boa relação com seus colaboradores. Quando falamos de mudanças, por exemplo, para a adaptação ao trabalho remoto, ter o entendimento e uma comunicação eficaz com a sua equipe é indispensável. 

Com um canal aberto entre todos, as pessoas se sentirão muito mais à vontade para conversar, tirar dúvidas e conversar sobre o cenário da empresa. 

É claro que momentos de medo, ansiedade e incertezas fazem parte da crise. Principalmente na Pandemia, que não sabemos exatamente como cada setor irá se desenvolver nos próximos meses, faz parte se sentir inseguro e estar disponível para ajudar a sua equipe, com apoio psicológico, por exemplo, pode ser uma ótima ação. 

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Confiança

Quando você possui uma boa comunicação com um amigo, você ganha confiança, o relacionamento é saudável e vocês se entendem de forma fácil, certo? Com a sua empresa não é diferente, a comunicação é a base para a união da sua equipe e confiança para seguir as mudanças necessárias. 

Manter as pessoas informadas é muito mais do que compartilhar a informação, é um processo para que as pessoas se sintam parte. Manter o engajamento e os alinhamentos à distância é um grande desafio, mas tudo isso pode ser conquistado. 

O trabalho home office exige um plano organizacional e ao colocar a cultura da empresa como base para as ações, todo o trabalho seguirá dentro do que faz sentido para o negócio. Cuide da sua comunicação interna para que nos momentos difíceis, você possa contar com uma equipe bem informada, engajada e que confie na sua gestão. 

E aí, já pensou em como aplicar melhorias na sua comunicação interna? Compartilhe este texto com a sua equipe, uma ótima ideia é fazer uma pesquisa e pedir sugestões para melhorar. Ouça seu público e busque soluções! 

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