Como a telecomunicação transformou a área da saúde?
Telessaúde, telemedicina ou teleconsulta, provavelmente você já ouviu ou ainda vai ouvir falar sobre alguns destes termos. Apesar de parecer uma grande novidade, a prática da telessaúde teve seu início na década de 1950, mas com o passar dos anos, as possibilidades da telecomunicação foram se aprimorando e claro, as práticas de atendimento médico também se transformaram.
No Brasil, a telessaúde chegou nos anos 90, mas com o Covid-19 em 2020, nos deparamos com a necessidade do distanciamento social. Diante do cenário, o Ministério da Saúde lançou a regulamentação da telemedicina durante a pandemia.
Isto fez com que a telecomunicação se tornasse ainda mais importante na rotina dos profissionais de saúde, e também na vida pessoas que precisam utilizar os serviços.
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O acesso à telecomunicação passa a ser essencial!
Não precisamos ir longe para perceber como o uso da telecomunicação passou a ser essencial. Pense em como você lida com o seu trabalho, suas relações e seus contatos hoje em dia. Agora, imagine essa tecnologia aplicada nos serviços de saúde em um período em que o mundo enfrenta uma Pandemia.
Pensando nisso, a massificação e o alcance dos dispositivos móveis, passou a ser um ponto importante para o compartilhamento de informações e prestação de serviços. É claro que quando falamos de uma área específica, precisamos pensar em regulamentações, Decretos e todas as liberações realizadas pelas autoridades.
Como aplicar a telecomunicação na área da saúde?
A telecomunicação pode proporcionar um atendimento remoto com responsabilidade e eficácia nas seguintes situações:
- Quando médicos e pacientes possuem uma conexão de qualidade, para que o som e imagem não sejam prejudicados. A internet precisa ser boa!
- Quando os envolvidos na consulta estão em locais tranquilos, com pouco ruído e iluminação de qualidade.
- Quando o diagnóstico do paciente não possui gravidade ou necessidade de uma verificação eficaz.
Como qualquer mudança tecnológica, a telessaúde também exige uma adaptação de quem a utiliza. Não são todos os casos que podem ser tratados pelo método à distância. É necessário repensar o atendimento para que tanto o paciente como o profissional da saúde, tenham segurança e uma boa experiência através da telecomunicação.
Um dos passos interessantes para quem deseja uma consulta à distância é conversar com seu médico para entender se o seu caso pode ser trabalhado com este método. Aproveite o momento para tirar suas dúvidas e expor qualquer insegurança que você possa ter.
Lembre-se que em um momento de consulta, todas as informações precisam ser compartilhadas com responsabilidade e eficácia, por isso, você deve contar com um bom plano de celular.
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Tecnologia necessária para uma teleconsulta
- Identificar os recursos tecnológicos existentes para a execução da teleconsulta:
- Linha de telefone convencional reservada para teleconsulta;
- Telefone celular ou computador com câmera em bom funcionamento;
- Conexão com a internet de banda larga ou conexão 3G/4G de telefonia móvel;
- Horário disponível em agenda para a realização da teleconsulta;
- Acesso facilitado ao prontuário eletrônico e aos sistemas de referenciamento.
As informações acima estão disponíveis no Manual de Teleconsulta na APS, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Porto Alegre e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O material é público e pode ser acessado aqui!
Fique de olho no seu plano de celular!
Como vimos, durante a realização de uma teleconsulta, a comunicação precisa ser ágil e muito bem realizada. A qualidade do seu plano de celular irá afetar diretamente a sua comunicação, mas na hora de escolher o plano, pode ser ainda mais difícil de tomar uma decisão, né?! Nós estamos aqui pra te ajudar nesse processo.
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