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Como a telecomunicação transformou a área da saúde?

Telessaúde, telemedicina ou teleconsulta, provavelmente você já ouviu ou ainda vai ouvir falar sobre alguns destes termos. Apesar de parecer uma grande novidade, a prática da telessaúde teve seu início na década de 1950, mas com o passar dos anos, as possibilidades da telecomunicação foram se aprimorando e claro, as práticas de atendimento médico também se transformaram. 

No Brasil, a telessaúde chegou nos anos 90, mas com o Covid-19 em 2020, nos deparamos com a necessidade do distanciamento social. Diante do cenário, o Ministério da Saúde lançou a regulamentação da telemedicina durante a pandemia. 

Isto fez com que a telecomunicação se tornasse ainda mais importante na rotina dos profissionais de saúde, e também na vida pessoas que precisam utilizar os serviços.  

Guia básico sobre telefonia empresarial! 

 

O acesso à telecomunicação passa a ser essencial!

Não precisamos ir longe para perceber como o uso da telecomunicação passou a ser essencial. Pense em como você lida com o seu trabalho, suas relações e seus contatos hoje em dia. Agora, imagine essa tecnologia aplicada nos serviços de saúde em um período em que o mundo enfrenta uma Pandemia. 

Pensando nisso, a massificação e o alcance dos dispositivos móveis, passou a ser um ponto importante para o compartilhamento de informações e prestação de serviços. É claro que quando falamos de uma área específica, precisamos pensar em regulamentações, Decretos e todas as liberações realizadas pelas autoridades. 

Como aplicar a telecomunicação na área da saúde?

A telecomunicação pode proporcionar um atendimento remoto com responsabilidade e eficácia nas seguintes situações: 

  • Quando médicos e pacientes possuem uma conexão de qualidade, para que o som e imagem não sejam prejudicados. A internet precisa ser boa!
  • Quando os envolvidos na consulta estão em locais tranquilos, com pouco ruído e iluminação de qualidade.
  • Quando o diagnóstico do paciente não possui gravidade ou necessidade de uma verificação eficaz. 

Como qualquer mudança tecnológica, a telessaúde também exige uma adaptação de quem a utiliza. Não são todos os casos que podem ser tratados pelo método à distância. É necessário repensar o atendimento para que tanto o paciente como o profissional da saúde, tenham segurança e uma boa experiência através da telecomunicação. 

Um dos passos interessantes para quem deseja uma consulta à distância é conversar com seu médico para entender se o seu caso pode ser trabalhado com este método. Aproveite o momento para tirar suas dúvidas e expor qualquer insegurança que você possa ter. 

Lembre-se que em um momento de consulta, todas as informações precisam ser compartilhadas com responsabilidade e eficácia, por isso, você deve contar com um bom plano de celular.  

5 Dicas ajudar na escolha do melhor plano para a sua empresa!

 

Tecnologia necessária para uma teleconsulta

  • Identificar os recursos tecnológicos existentes para a execução da teleconsulta:
  • Linha de telefone convencional reservada para teleconsulta; 
  • Telefone celular ou computador com câmera em bom funcionamento;
  • Conexão com a internet de banda larga ou conexão 3G/4G de telefonia móvel; 
  • Horário disponível em agenda para a realização da teleconsulta; 
  • Acesso facilitado ao prontuário eletrônico e aos sistemas de referenciamento. 

As informações acima estão disponíveis no Manual de Teleconsulta na APS, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Porto Alegre e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O material é público e pode ser acessado aqui!

Fique de olho no seu plano de celular!

Como vimos, durante a realização de uma teleconsulta, a comunicação precisa ser ágil e muito bem realizada. A qualidade do seu plano de celular irá afetar diretamente a sua comunicação, mas na hora de escolher o plano, pode ser ainda mais difícil de tomar uma decisão, né?!  Nós estamos aqui pra te ajudar nesse processo. 

Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe! 

 

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