Chatbot: uma alternativa para deixar o seu SAC mais ágil
O uso de chatbot pode ser uma dúvida cruel na hora de repensar o setor de atendimento ao cliente, mas não podemos negar que a tecnologia pode deixar o seu trabalho melhor, mais ágil e personalizado.
Relacionamento entre pessoas e marcas é algo que deixou de ser detalhe e passou a ser prioridade. Sabemos que um atendimento bem feito, pode ser uma ótima ferramenta para retenção e vendas futuras.
É neste cenário que o uso de bots, esses robozinhos que te atendem nos chats das empresas, podem ser uma ótima saída!
A agilidade garantida é um dos maiores benefícios no uso do chatbot. Você sabia que as marcas no Brasil levam uma média de 5 dias para responder um e-mail de um cliente? Este tempo é crucial para que o cliente queira continuar com você, ou não.
Além disso, você poderá proporcionar uma experiência personalizada. Essa é a grande questão no uso do chatbot: uma boa configuração, para que funcione!
5 Dicas que podem te ajudar a ter excelência no atendimento ao cliente!
Se você utilizar um bom chatbot, ele será um ótimo guia e assistente para os seus clientes. Isso significa que você poderá utilizar o tempo e trabalho dos seus atendentes em outros projetos na empresa. Mais economia, mais tecnologia e mais trabalho saindo do papel.
Dados: você pode criar uma grande estratégia com o seu chatbot!
Já pensou em como os seus dados podem ser organizados? Você pode entender as preferências dos consumidores, as dúvidas mais frequentes e proporcionar uma comunicação mais efetiva com essas informações em mãos.
Lembre-se que como todas as dicas apresentadas aqui no blog, o uso do chatbot precisa ser bem estudado. Existem perfis de pessoas que não gostam de “conversar” ou serem atendidas por robôs e isso é natural. O legal é você fazer uma pesquisa sobre o comportamento do seu público para entender como ele utiliza as plataformas digitais e qual seria a adesão no seu atendimento online.
Uma outra dica é comunicar o seu público sobre as mudanças no atendimento ao cliente. Você pode até dar um nome para o seu bot e comunicar que ele irá assumir o atendimento, para que o seu público não veja como algo negativo ou um atendimento frio.
Mas antes de qualquer coisa, teste!
A realização de testes precisa ser constante e as necessidades de melhorias devem ser pontuadas com frequência. Não podemos apenas colocar um chatbot no site e deixar ele lá, pra sempre. Prepare-se para os problemas iniciais, de adaptação, pois é normal que eles aconteçam.
Com os ajustes necessários, você poderá configurar da melhor forma possível e deixar o seu atendimento sensacional e claro, ágil!