A sua estratégia de negócio, utiliza os dados que você possui acesso? Hoje, as marcas possuem acesso a diversas informações, que podem ser usadas de maneira estratégica. Vamos te mostrar como você pode fazer o uso dos dados, de maneira estratégica e que possa contribuir com a sua empresa! 

Quando você conhece o seu cliente, você sabe quais produtos ele mais consome, você sabe quais promoções ele gostaria de aproveitar, você sabe quando ele faz aniversário e quais são as datas importantes para ele durante o ano. 

O que fazer com as informações acima? Personalize! 

Ofereça bônus, ofertas, cupons, que façam sentido de acordo com o comportamento do seu cliente. Este tipo de trabalho exige organização e uma boa estratégia de relacionamento e vendas, mas sem dúvidas o seu cliente vai perceber que a sua empresa possui um cuidado diferente ao lidar com as pessoas. 

Uma outra maneira de usar os dados de forma inteligente é na hora de criar novos produtos! 

Você já pensou em usar os dados para definir qual será o seu novo produto ou serviço? Faça uma análise dos produtos vendidos, qual é o histórico da empresa? Assim, você pode mapear quais são os produtos preferidos do seu público. 

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 A partir dessa informação, você poderá fazer uma pesquisa com os seus clientes. Pesquisas são uma ótima alternativa para manter o contato com o seu público e mapear algum tipo de comportamento, como por exemplo: 

  • O que os seus clientes mais gostam nos seus produtos? 
  • O que os seus clientes sentem falta nos seus produtos? 
  • Qual é o horário que o seu cliente prefere receber e-mails ou informações sobre sua empresa?
  • Seu cliente prefere receber informações por e-mail ou por WhatsApp?

 

E por aí vai! Você pode explorar diversos temas e possibilidades através de uma pesquisa. Lembre-se de fazer pesquisas curtas e fáceis de serem respondidas. As pessoas dificilmente terão muito tempo para se dedicar na resposta. 

Agora que você já tem uma dica para a coleta dos dados, anote as dicas para a utilização dos dados: 

  • Busque os pontos de contato com o cliente que podem ser personalizados. Exemplo: e-mail de aniversário, cupom de desconto no dia dos pais/mães, mensagem no WhatsApp quando o time do cliente vence. 
  • Utilize ferramentas de CRM para te ajudar na criação das automações necessárias. Se você tiver uma grande base de leads, pode parecer impossível a personalização, mas você pode trabalhar com uma ferramenta e criar fluxos de relacionamento. 

Lembre-se que o uso de dados requer responsabilidade. Você precisa estar de olho na LGPD para fazer um trabalho estratégico e ao mesmo tempo, de acordo com a lei. 

 

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