InternetTelefonia Móvel

Como a Lei Geral de Proteção de Dados impacta sua empresa?

Dados são informações valiosas e importantes, que podem ser usadas de forma estratégica pelas empresas, mas como você deve desconfiar, o uso de dados é algo extremamente sério e por isso, temos a Lei Geral de Proteção de Dados. 

O que é a LGPD? 

A LGPD entende que as pessoas possuem o direito à proteção dos dados e também de controlar o que pode ser usado e para qual finalidade. Um estudo, divulgado em agosto de 2019, pela Robert Half, aponta que mais da metade das empresas ainda não estão preparadas para atender as mudanças na legislação, sendo que 19% delas nem sabem do que se trata a LGPD.

Naturalmente, a Lei afetará as relações entre clientes e fornecedores de produtos e serviços, empregado e empregador, relações comerciais nacionais, além de outras relações nas quais dados pessoais sejam coletados.

Fique de olho nas informações!

  1. A lei prevê que os dados coletados devem ser compatíveis com a finalidade da empresa. Você só pode coletar dados que façam sentido para aquilo que seja necessário a empresa saber.
  2. As empresas são amplamente responsáveis pelos dados que coletam, quanto menos informações forem coletadas, menor será sua responsabilidade.
  3. O usuário titular dos dados tem o direito de consultar, de forma fácil e gratuita, todos os dados que a empresa detenha sobre ele. 
  4. É importante que as empresas estejam focadas na segurança. São de sua responsabilidade conter qualquer vazamento de dados e, caso isso ocorra, deverá informar imediatamente os usuários.
  5. Outro item previsto na lei é que as empresas são obrigadas a demonstrar eficiência das medidas adotadas por elas. E estarem cientes que qualquer desvio das práticas exigidas estarão sujeitas a punição.

A instituição da Lei Geral de Proteção de Dados pode ser vista como uma ótima oportunidade para organizar a sua coleta de dados e também fomentar o crescimento dos negócios digitais, com segurança. 

As sanções administrativas da lei ficaram marcadas para ocorrerem apenas a partir de agosto de 2021. Esse é o tempo necessário para que as empresas se adaptem à normativa, mantendo relações comerciais mais transparentes e seguras com os seus clientes e consumidores.

Cuide-se para que a sua empresa se organize e consiga realizar a coleta de dados, de acordo com a LGPD. O processo de adaptação é necessário, mas é um passo positivo e importante!

What's your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Next Article:

0 %