5 Dicas que podem te ajudar a ter excelência no atendimento ao cliente!
Falar sobre atendimento ao cliente é algo que precisamos acrescentar na nossa rotina. Seja com a equipe, com os gestores, coordenadores, não importa. Algumas pessoas dentro da sua empresa precisam ficar de olho neste setor que é extremamente importante para o relacionamento da marca e fidelidade dos clientes.
Muito se engana quem acredita que atendimento ao cliente é apenas um serviço pontual, para tirar as dúvidas do público ou resolver problemas. O SAC pode ser uma ferramenta valiosa que tem a chance de criar um bom relacionamento com os clientes e fazer com que a marca se torne a primeira opção do usuário.
Fique de olho nas dicas abaixo e trabalhe para que o seu atendimento seja cada vez mais eficaz!
Rapidez!
Não adianta você ter um serviço de atendimento ao cliente se ele não for rápido. As pessoas estão sem tempo e sem paciência para esperar o retorno da empresa, transforme este comportamento em um benefício: seja rápido! Tenha uma equipe treinada e preparada para atender com agilidade, seja nos canais digitais (respondendo mensagens, e-mails, comentários) ou nos contatos mais tradicionais como no 0800 ou atendimento presencial.
Educação e respeito
Sabemos que muitas vezes o atendimento ao cliente precisa lidar com problemas. Quando as pessoas estão com problemas, elas podem ficar irritadas, estressadas e descontar na pessoa que está em contato. Quem lida com o atendimento precisa ter em mente que se manter calmo, educado e tratar a pessoa com respeito é essencial para que o atendimento seja bem realizado. Se você estiver calmo, provavelmente o seu cliente irá perceber que tudo pode se resolver com educação.
Empatia
Tente se colocar no lugar do seu cliente. Esta será a melhor forma de entender o que se passa na situação, para que você lide e mostre para a pessoa que está de fato dando atenção à ela.
Treinamentos
Trabalhar com atendimento parece algo simples, mas é bem complexo. Tente proporcionar para a sua equipe ou pessoa responsável pela atividade, treinamentos e qualificação sobre o serviço. Afinal, você pode ter diversas frentes de atendimento: nas redes sociais, no WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens, via SMS, via chat no site da empresa, via e-mail, via telefone, entre outros formatos.
Em cada canal o atendimento será alinhado de determinada maneira.
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Linguagem e posicionamento determinado
Tenha documentado como é a linguagem, tom de voz e posicionamento da marca. Este documento será ideal para quem trabalha com o atendimento. Assim você terá mais cuidado para que em todos os momentos, a marca se comunique de forma padronizada. Você pode ter também um espaço com “dúvidas frequentes” e “como lidamos com determinada situação”, sem dúvidas isso irá ajudar!
Cuide do seu setor de atendimento para que ele seja o carro chefe do relacionamento da sua marca com o público. Lembre-se de cuidar dos seus clientes, antes de ir em busca dos novos.